segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Sobre A "Nova" Miley

Começando a semana já com post polêmico haha. Já estava para o postar há um tempo, logo depois do VMA, mas como alguns sabem, eu ando muuuuito atarefada e sem tempo. Bom, resolvi compartilhar com vocês a minha opinião sobre essa "nova" Miley. Tenho lido alguns comentários bem desnecessários, que chegam até a ser bastante ignorantes e medíocres e isso tem me incomodado muito, não sei explicar por quê haha. Vamos deixar bem claro que eu não sou fã de Miley Cyrus e só vou falar o que eu acho, okay? Vamos abrir depois uma discussão nos comentários se vocês quiserem.



Primeiramente, sobre o passado "constrangedor" da Miley. Acho que todos se lembram da Hannah Montana (e eu particularmente era completamente louca apaixonada pela serie). Pois bem, o show era direcionado para um determinado público entre 10 e 15 anos e se eu não me engano, a Miley tinha uns 14 anos quando começo a ser exibido na TV. E nós, que hoje em dia temos 17/18 anos, tínhamos na época 10/11 anos. Logo, ao longo que a Miley foi crescendo e amadurecendo, nós também fomos. Então, do mesmo jeito que nós, meros mortais, podemos sair com nossos amigos, beber, nos divertir, dançar (interpretem isso ligado a "vulgaridade" que ela vem sido tão criticada) e ficar com que nos quisermos, a Miley, que é uma pessoa pública também tem esse direito. A única diferença, é que diferente de nós, ela tem mil paparazzis a seguindo pra cima e pra baixo. E outra, o argumento que "ela é um 'mau' exemplo para seus fãs" é sem fundamento, já que a geração que a acompanhou e gostava de Hannah Montana somo nós. Lógico que há uma novinha ou outra que gosta, já que ainda passa os episódios antigos, mas a grande maioria de ex fãs são pessoas da nossa faixa etária e que já possuem o mínimo de senso critico. E vamos ser honestos, nada do que ela anda fazendo é chocante o suficiente ao ponto de nos influenciar de tal modo que mude nossas personalidades. E mesmo se isso acontecer, não foi por causa de Miley Cyrus, e sim porque tal pessoa é mente fraca. 


O grande problema é que ela está tão desesperada para que as pessoas não a associem mais a Hannah Montana, que anda extrapolando um pouco os limites (não que eu ache isso, já que estou amando essa "nova" fase dela) e passando por ridícula em algumas situações (nisso eu tenho que concordar, infelizmente). Tenho que admitir que a primeira vez que vi o clipe de We Can't Stop fiquei pensando "que porra é essa?". E não tenho vergonha de falar isso, até porque, eu acheguei a postar aqui no blog. Mas depois, quando parei para analisar o clipe de forma neutra e sem pré julgamentos, percebi que aquilo não passa nada mais nada menos do que a maneira que ela achou para se expressar, sobre o que ela pensar, sobre todas as criticas não construtivas que ela vem recebendo, graças ao seu comportamento "inadequado". E ai, se pararmos para pensar, seu comportamento "errado" está ligado ao fato dela "achar" que é negra, dançar "vulgarmente", usar roupas curtas e fazer gestos estranhos durante os clipes e apresentações. O que poucos percebem, é que talvez, o fato dela ter mudado seu estilo (o que é completamente normal e aceitável) e ter escolhido um puxado para a cultura afro americana é que tenha incomodado tanta gente. E assim eu te digo, querendo aceitar ou não, é puro racismo (sim, quis usar uma palavra bem forte). Racismo, pois uma menina branca, com dinheiro e que era a estrelinha da Disney, resolveu dar espaço a um cultura que ainda sobre muitos preconceitos. Não só nos Estados Unidos, como no mundo. Para quem não sabe, o twerk (que é o novo robe da Miley) é um passo de dança tipicamente das periferias negras americanas, que aqui no Brasil seria equivalente aos nossos passos de funk. 



A apresentação dela com o Robin Thicke no VMA deste ano foi a prova disso. Criticas do tipo "olha essa vadia crakuda", "nossa, ela ta achando que é preta né?" ou "olha a Hannah Montana, é uma piranha agora" correram as redes sociais sem parar. Crakuda gente? Sério? Diferente de vááários artistas, os "escândalos" recentes da Miley não são com bebida ou drogas, e sim por a sensualidade em suas músicas e dança. O que poucos entendem é: ela quer ser assim. Ela quer ser sensual, ela quer "chocar" o público com danças sexys. E digo mais, isso não faz dela uma puta. E mesmo se ela fosse, não caberia a nenhum de nós julgar. Sendo Miley Cyrus ou sendo uma conhecida nossa, classificar mulheres por "vadias" e "não vadias", além de machista, é baixo. E voltando ao assunto VMA, eu não achei absolutamente nada demais a apresentação. Nada do que outras artista já não tivessem feito e não foram criticadas nem a metade do que ela foi.


Não resisti gente, melhor montagem já feita haha. 
Para concluir essa reflexão, queria reforçar que eu não sou fã (antes que venham encher meu saco) e que senti a necessidade de fazer esse post, já que os assuntos que estão envolvidos vão muito além de apresentação no VMA, CD novo saindo ou até mesmo o novo estilo dela. Ela (e toda essa situação no qual ela está envolvida atualmente) foi só um exemplo público de vários e vários preconceitos que inúmeras pessoas sofrem todos os dias. E sobre o novo clipe dela, da música Wrecking Ball, eu entendi logo de cara o que ela quis passar. A parte dela chorando e depois aparecendo nua, só mostra como ela é vulnerável  assim como qualquer pessoa comum. E por favor, parem de falar que o clipe é vulgar, ou de mau gosto etc etc etc porque primeiro: é nu artísco; 2) um milhão de outras artistas pops já apareceram completamente peladas em seus clipes e ninguém nunca fala nada, exemplo como Katy Perry, Rihanna, Britney e entre outras e 3) o clipe não mostra absolutamente nada das "partes intimas" dela, só mostra a silhueta de seu corpo. 



E PS: eu não chamei todos que criticam a Miley de racista, e sim que muitos argumentos usados são. Lógico que você pode achar ela ridícula, vulgar, sem noção o que você quiser, é um direito seu, mas antes de fazer isso, pare e pense que talvez exista algum tipo de preconceito por trás de sua opinião. As vezes as pessoas falam as coisas, e todo esse pré julgamento já é tão "natural" em nossa sociedade, que nem percebem o real significado por trás. A famosa "falou sem maldade", e eu não os culpo por isso. Acho que todos nós fazemos isso, mas a partir do momento que temos a oportunidade de refletir sobre, acho que vale a pena, e assim tais coisas não vão se repetir. Enfim, reflitam sobre isso e se quiserem abrir uma discussão nos comentários, eu ficaria feliz em saber o que vocês acham sobre tudo isso, desde Miley até racismo. Mas por favor, respeito em primeiro lugar. Um beijo, Agatha.


 Follow Me 

Twitter | Facebook | Instagram | Tumblr | Ask.fm |

11 comentários:

  1. Gostei muito dos argumentos e a forma como expôs tudo, só tem algo que acredito ter sido digitado errado, na parte do "resolveu dar espaço a um cultura que ainda soBre muitos pré conceitos." e é isso aí, você tem uma mente bem aberta pelo jeito então parabéns e um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu concordo com bastante coisa. Acho um saco todo mundo falando mal dela, sei lá, é super compreensível esse momento dela, todo mundo passa por uma fase de tentar renegar o que já foi e tentar descobrir quem é. Acho super válido. Isso fica pior ainda quando você cresce com um monte de gente prestando atenção no que você tá fazendo. Essa nossa geração tá muito cheia de mimi e pudores, não pode isso, não pode aquilo, etc. Chamar de vadia e puta então, mais ridículo impossível. O que me incomoda um pouquinho é essa lingua dela sabe, me deixa meio aflita hahahaha
    Nunca fui fã dela, então nem tô defendendo por isso. Só acho que todo mundo deveria ser um pouco mais livre.

    Esse último clipe dela até que tá interessante, gostei. Vi uns comentário negativos porque ela aparece sem roupa, e tipo, nem aparece nada!!! Queria entender por que nudez é uma coisa tão ofensiva, viu...

    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Agatha sempre falando o que pensa, adoro você por isso garota. HAHAHAHA
    Mas concordo e discordo em alguns pontos. Concordo dela querer se desfazer e etc etc da imagem, mas acho que ela tá apelando demais e tá ficando ridículo. Demi Lovato, Selena Gomes e outros se desvincularam da imagem de Disney de certa forma, mas sempre são lembrados uma vez ou outra de onde vieram, afinal, se não fosse a Disney, não seriam ninguém. E a Miley está se esquecendo disso. Ela não precisa fazer metade do que tá fazendo pra ser enfim A MILEY CYRUS, mas ela sempre vai ser lembrada como Hannah Montana, assim como Daniel Radcliffe é o Harry Potter pra sempre.

    Ela podia dar uma repaginada no look, mas dar uma maneirada na apelação. Pink era polêmica, mas não tanto quanto ela, né? Só um exemplo, hehehe.

    AH, AGATHITA, te coloquei na listinha de Blogs amigos lá no blog, viu?! :))))

    Beijos <3
    Tabatha.

    www.naocontapraninguem.com

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que ela muda de acordo com o que está em alta na mídia. Apenas.

    ResponderExcluir
  5. [aviso: texto grande e cansativo]Primeiramente 5 minutos de palmas pra você. Parabéns, falou tudo o que eu estava pensando! Ela falou que muitas "fãs" deixaram de ser "fãs" depois que ela cortou o cabelo, como se ela tivesse feito um voto de castidade onde o corte de cabelo fosse tirar a dignidade da menina. Eu tbm estou amando essa fase dela! As musicas dela não tem nada de mais é apenas liberdade de expressão eu esculto bastante we can't stop e Wrecking Ball (amei essa musica, esculto todo dia), só o que tem é criticas sobre isso por causa da nudez (até parece que nunca viram coisa pior tipo, se olhar no espelho nu) e do martelo (meu bem você faz a mesma coisa só que com o gelo que eu sei). Mas eu fiquei chocada com o que ela fez no VMA, não por nunca ter visto isso antes, mas por nunca ter visto numa entrega de premios apesar de não ser diferente do nosso funk e do ainda "desconhecido" lambadão. Então o povo que gostava dela tão aproveitando essa fase pra esculhambar ela, e isso tá é ajudando a Miley a ganhar seu espaço.
    [nem foi tão grande...]
    Enfim adorei seus argumentos e que bom que achei alguem que pensa como eu nesse quesito!

    ResponderExcluir
  6. Amei o post, super concordo com tudo que você disse! As pessoas são super hipócritas, eu particularmente gosto dela assim pq está sendo como ela quer..
    Siga o blogFanpage

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você, acho que a Miley, assim como qualquer outro muda. Mas confesso que fiquei chocado com a performance dela no VMA, mas eu entendo. E eu amei o novo clipe dela, achei o máximo! E nós somos mesmo muito, mas muito vulneráveis a qualquer coisa ou pessoa.
    republicacrash.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você, posso dizer que no começo todo mundo ficou meio chocado com as mudanças! Mas quem somos nós para julgar alguém? Adorei o post.
    http://dearsnowhite.com/

    ResponderExcluir
  9. Concordo com tudo que você disse, as pessoas simplesmente não aceitam o fato dela ter crescido e amadurecido. Eu sempre gostei e admirei a miley, mesmo com ''essas atitudes'' dela, eu a continuo admirando. Beijo

    ResponderExcluir
  10. Olha primeiramente quem é fã nunca abandona seu ídolo porque ele cortou o cabelo ou vem tendo muitas criticas sobre ela. Admiro a Miley amo ela, conheço ela desdo primeiro episódio da Hanna. Sei que ela vem sendo alvo de muitas criticas, más criticas que não são nada construtivas e que estão levando ela a fazer coisas piores. A Miley é uma diva, e quem é realmente fã nunca abandona. Acho que as pessoas tem que se importar mais com outras coisas. A mesma coisa esta acontecendo com o Justin Bieber ele esta sendo completamente alvo de muitas criticas desnecessárias nos últimos tempos. Acho que ser famoso não é nada fácil porque mesmo que você tente não fazer nada de errado as próprias pessoas te faram fazer algo. As pessoas não querem que você mude e sim que você suma. Kisses :*

    ResponderExcluir
  11. Muito bem argumentado, concordo plenamente :)

    ResponderExcluir