"A Lomography é uma comunidade global cuja paixão é o filme analógico criativo e experimental. Lomografia é sobre estar no momento e o capturar o melhor dele com os seus acessórios Lomográficos – produzindo efeitos como vazamentos de luz, enquadramento de vinheta e profunda saturação de cor! O nosso movimento, regido pelas “10 Regras de Ouro” foi inspirado pela Lomo Kompakt Automat, a Lomo LC-A em 1991. Desde então nós estamos ativos em inúmeras exibições mundo afora, mostrando milhões de Fotos Lomográficas em galerias e festivais, como parte do nosso objetivo manter a fotografia analógica viva e plena de movimento! Nós temos uma série de produtos incluindo câmeras, lentes e acessórios e outros. Atualmente nós temos mais de um milhão de membros pelo mundo, e esse número está crescendo a todo o momento!"
Texto retirado do site da Lomo, acessado no dia 21/12/2012.
Deu para entender um pouquinho? Essas "10 Regas de Ouro" que foram citadas são:
- Leve a sua câmera onde quer que você vá.
- Use a todo momento - dia e noite.
- A Lomografia não é uma interferência na sua vida, é parte dela.
- Tente fotografar de todas as maneiras.
- Aproxime-se dos objetos que movem o seu desejo Lomográfico o mais perto possível.
- Não pense.
- Seja rápido.
- Você não precisa saber o que foi capturado no filme.
- E depois também.
- Não leve à sério nenhuma regra.
1- ActionSampler: para mim, é uma das mais fofinhas, ainda mais esse modelo que é toda coloridinha e tal. A ActionSampler captura em sequencia enquanto retratam os movimentos do objeto fotografado. Ela é uma câmera 35mm (ou seja, filme que se usa é o "normal") e ela não tem entrada para flash, porém pode-se comprar um flash a parte e disparar ele quando for bater a foto. Essa é do lomografo odio-et-amo:
2- Sprocket Rocket: ela é uma câmera com lente grande angular que tira fotos panorâmicas Ela possui uma lente super wide e graças a ela, a Sprocket Rocket consegue tirar 18 fotos com um rolo de filme 35mm, ou seja, as fotos que saem dela tem o dobro do tamanho normal de uma foto. Foto da lomografa e minha amiga Bia Tacconi:
3- Pop 9: como da pra perceber só de olhar, a Pop 9 tem nove lentes (meio obvio) e tira nove fotos (dããããr). Ela produz um tipo de pop art e assim como a ActionSampler, ela vai tirando as fotos enquanto o objeto se mexe, ou seja, você pode tirar nove fotos iguais ou nove fotos "em movimento". Ela já vem com flash embutido, o que é ótimo para fotografar a noite. Foto por farbud:
4- Spinner 360º: essa câmera é muuuuuito legal, está na minha wishlist a bastante tempo já. Assim como a Sprocket Rocket ela é uma câmera panorâmica, porém ela tira foto 360º graus (yeeeeeeeey). Para 360º graus o céu é o infinito, ou seja, com ela tem que usar a criatividade! Você segura ali embaixo e puxa a cordinha... E ai é inventar! Pode mexer nela, pode girar junto, o importante é usar a imaginação! Ela tira até oito fotos com um filme 35mm (ou seja, as fotos são 4,5 vezes maiores). Essa foto eu não sei de quem é, sorry:
5- Diana F+: essa câmera assim como a Fisheye é bem popular por ser fofinha, pequenininha e tirar fotos quadradas (sim, o Instagram e seus efeitos foram inspirados nela). Além de tirar fotos quadradas, o que dá uma harmonia para a foto, as imagens saem com "efeito" vintage. Além disso, ela é a lomo mais "flexível", pois ela tem lentes cambiáveis ou seja, dá para trocar a lente. Se eu não me engano, ela vem com uma fixa 35mm, e ai você pode colocar uma Fisheye, 50mm, uma grande angular etc etc etc. O único "defeito" da Diana é que ela usa filme 120mm (aquelas rolinhos cumpridinhos), mas existe uma adaptador para usar filme 35mm, que é o mais fácil de se encontrar para comprar. A Diana F+ possui também uma versão mini, que é ideal para levar a qualquer lugar. Essa foto é do lomografo brendend:
Continuando...
6- SuperSampler: essa é a rainha das multi lentes. Ela possui quatro lentes panorâmicas que capturam imagem distintas, ou seja, é muuuuito difícil fazer com que todas saiam iguais. Diferente das outras multi lentes que já vimos, ela tira fotos em pé (panorâmicas). Esse modelo que eu coloquei aqui é a Chrome e ela é linda e entrou para a minha wishlist de Lomos. Essa foto eu não sei de quem é porque achei no Google:
7- Belair Cameras: é a câmera mais nova que foi lançada e faz parte da linha que eu chamo de "não parece nem se comporta como brinquedo". E por que esse nome? Porque as câmeras que fazem parte dessa linha (rs) não tem "efeitos", nem parecem de "brinquedo" como as outras Lomos. Além do que, elas tem um precinho bem mais caro. Ela vem com três lentes e faz fotos panorâmicas, quadradas e "normais". Suas lentes são de alta qualidade e ainda vem com encaixe para flash. Foto tirada por deepfried_goodness:
8- Lubitel 166+: outra da família das "não parece nem se comporta como brinquedo" rs. A Lubitel 166+ é uma "prima" da famosa câmera Roleflex. Prima pelo seguinte, ela é uma "cópia" da ricaça Roleflex e a Lomo teve a intenção de baratear essas câmeras. Enfim, eu já tive a oportunidade de tirar fotos com ela e se eu já tivesse revelado o filme postava uma foto minha aqui. Ela é bem "moderna" para uma câmera analógica Dizem que foi a Roleflex que serviu de inspiração para as câmeras digitais. Isso porque, o visor dela é beeeem desenvolvido e da para ver as imagens com perfeição, igual ao visor de uma câmera digital. Ela usa filme 120mm, mas se eu não me engano, assim como a Diana, ela possui um adaptador para filme 35mm. Foto tirada por makny:
9- Fisheye: então rsrs TODO MUNDO tem/conhece a Fisheye pelo simples motivo dela tirar fotos "bonitinhas" e redondas. Além disso, ela possui um preço super acessível e é bem fácil de se encontrar para comprar em lojas que não sejam da Lomo. Não tem muito o que falar dela, essa que está na foto é a Fisheye Nº2 e uma das diferenças dela para a Nº1 é o visor que também tem o efeito de Fisheye. Além disso, na Nº2 pode-se ser acoplado um flash externo e ela faz dupla exposição e light painting. Eu não tenho ela, porém também já usei e vou postar uma foto tirada por mim uhuul. Foto tirada por mim:
10- ColorSplash: MINHA CÂMERA LINDA HAHAH então, a ColorSplash tem esse flash colorido do lado e você pode ficar trocando a cor, ou seja, a foto sai da cor que você quer. E como ela é toda baseada no flash o legal é tirar foto a noite. Ela usa filme 35mm normal e da para fazer dupla exposição e longa exposição. Minhas fotos da ColorSpash estão no outro computador, então eu vou postar uma que eu achei no site da Lomo. Foto por 007-0815-styler:
Continuando...
11- LC-A+: outra da linha "não parece nem se comporta como brinquedo". Essa foi a primeira Lomo e a que deu origem a todas as outras. Também já tive a oportunidade de fotografar com ela, porém nunca revelei as fotos haha. Ela tem a opção de mexer no ISO e no tipo de foto que você quer: quadrada, panorâmica ou foto normal. Eu realmente não me lembro se é nessa ai que está na foto que pode-se mexer na velocidade, já que são três modelos diferente da mesma câmera. Ela é a que mais se enquadra no perfil "câmera analógica" como as Nikons, Cannos e Leicas de antigamente, porém ela não troca de lente. Foto tirada pelo lomografo jmcedo:
12- Holga CFN 120: essa se parece um pouco com a Diana F+ em alguns sentidos, como: as duas tiram fotos quadradas, podem trocar de lentes e as são câmeras 120mm. Assim como a Diana, a Holga possui adaptador para filme 35mm também. Ela tem um flash embutido, porém existe a opção de se colocar um flash redondo nela e assim as fotos podem ficar com cara de ColorSplash. Essa foto foi tirada pelo lomografo elvismartinezsmith:
13- Horizon Perfekt: essa câmera é simplesmente demais. Assim como a Sprocket Rocket e a Spinner 360º, ela tira fotos panorâmicas Mas há um porém rs ela é beeeeem mais cara do que estas (mais uma da linha "não parece nem se comporta como brinquedo") e ela possui uma mais opções de manuseamento da câmera dá pra mexer na velocidade em que a lente irá "rodar", assim você tendo um "controle" maior sobre o foto. Se eu não me engano, ela faz fotos em 120º graus. Existe também um modelo mais "simplificado" dela que há menos opções na velocidade. Essa foto foi tirada por guanatos:
14- Oktomat: outra multi lente! Bem, essa tem oite lentes e você tem apenas 2,5 segundos para registrar o momento!!! Assim como as outras, pode-se tirar fotos em movimento ou paradas. Enfim, ela também é uma camera 35mm. Essa foto eu não sei de quem é:
15- La Sardina: eu amo essa câmera e ela também está na minha wishlist. Bem, ela não possui nenhum "efeito", além do normal sensação de vintage. Algumas já vem com flash e outras só a câmera. Na La Sardina pode-se mexer no foco, o que na maioria das Lomos não dá. Quando se tira uma foto com flash, tem a opção de colocar uma especie de capa e as fotos saem coloridas, assim como na ColorSplash. Eu já tive a oportunidade de tirar fotos com ela, então vou postar uma foto minha rsrsrs. Foto por mim:
Outra coisa legal de lembrar é que as fotos feitas com as Lomos são completamente experimentais e nem sempre dão certo. Isso acontece por vários motivos: não ter muitas vezes como mudar a velocidade, o foco, a abertura do obturador, não tem um visor para ver como a foto ficou, queimar o filme etc etc etc. Enfim, outra coisa importante de lembrar é o tipo de filme que você usa. Quando maior for o "número" do filme (asa) melhor ele é para tirar fotos a noite. Por exemplo, em um dia ensolarado na praia, filme de asa 100/200 é ideal. Em compensação em um show tem que ser uma asa 800 ou maior. Ou coisa legal dos filme é que existe três tipo de filme: o normal, o preto e branco e o x-pro (sim, aquele efeito de Instagram). Pode-se usar qualquer filme, desde Kodak até os da Lomo. Mas o filme x-pro só a Lomo tem e os 120mm também se eu não me engano.
Desculpem pelo post enorme rs mas eu acho que vai valer a pena. Então, eu espero que vocês tenham gostado do meu "mini-manual" sobre Lomography e se vocês tiverem qualquer reclamação, sugestão, correção ou apenas elogios mesmo é só comentar no post ou comentar na Fan Page no Facebook. E se ficou alguma dúvida ou se você se interessou por uma câmera e quer saber mais sobre ela, é só entrar no site da Lomography clicando aqui.
Um beijo, Agatha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário