sexta-feira, 14 de junho de 2013

A Culpa É De Quem?

Eu juro que eu me controlei ao máximo para não fazer esse texto. Pensei mil vezes antes, eu realmente não queria "descontar" a minha insatisfação em relação ao assunto, mas alguma coisa precisa ser feita. 


Acredito que todos já saibam há esse ponto sobre o que eu estou falando. Nessas últimas semanas, uma serie de protestos vem acontecendo em diversas capitais brasileiras em relação "ao aumento da passagem de ônibus". Bom, se você realmente acredita ainda que seja só por causa disso, você está completamente enganado. Isso foi só a gota d'gua. 


Uma coisa que pouca gente entende (ou prefere não entender) é que o policial da Tropa de Choque, por exemplo, não está ali por livre e espontânea vontade. Sempre há um "mandante" por trás (leia-se seu Governador). Os policiais brasileiros são despreparados sim, mas a culpa não é só deles. O problema é muito maior do que se parece. Policial sem instrução não difere quem está só andando na rua ou quem está "causando tumulto". A ordem que eles recebem é "atira em todo mundo, joga spray em todo mundo, solta bomba de gás lacrimogêneo em todo mundo". Eles usam e abusam do poder que tem nas mãos. Manifestações são pacificas até a policia chegar metendo porrada. A falta de capacidade da policia agride muito mais do que fisicamente, atinge moralmente. Em menos de uma semana, já devo ter lido mais de cinquenta reportagens sobre o assunto. E em quase todas, há o relato de alguém (ou mais de uma pessoa) que não tinha nada a ver com a manifestação e foi atingido por policiais, levou spray de pimenta na cara ou até mesmo tiros de balas de borracha. Reconheço que há sim manifestantes que estão ali mais para causar tumulto do que outra coisa, mas isso não invalida quem está ali pela razão "certa". Julgar um grupo por causa de uma ou duas pessoas, é pura ignorancia.


Esse video resumiu tudo que eu tinha para falar. E ainda há gente que pensa que o jovem só está indo para a rua para causar confusão. Nós temos que ir para a rua para lutarmos pelos nossos direitos. Outra coisa que me (e não só a mim, como a várias outras pessoas também) incomodou muito foi um certo jornalista, bem famoso e renomeado por sinal, falar que os jovens de classe média não tem motivos para irem para a rua por causa de 20 centavos. Ainda disse, que quem deveria estar indo para a rua, deveria ser a classe trabalhadora, porque ela sim sofrerá com esse aumento. E como se não bastasse, ainda afirmou que a causa da "revolta" e do "ódio a cidade" é a falta de causas, que os jovens estão "inventando" desculpas para "fazerem o que bem entenderem" com a cidade. Porém, o que esse mesmo individuo esqueceu de citar é que, em um país como o Brasil aonde ainda há infelizmente muita ignorancia por parte do povão, essa parte da população (em grande maioria) não tem condições de questionar tal situação. E ai, nós já vamos para outros problemas, como a baixa escolaridade e a falta de oportunidades. Realmente, ta ai algumas das "faltas de causas" que esse senhor supostamente acredita cegamente existir (ou seria a inexistencia de?). 

A reflexão que eu queria gerar a partir desse texto é que, desenvolva senso crítico. Questionem, perguntem, procurem se informar, não acredite em tudo que passa na televisão, não seja conformista. Saia da sua zona de conforto e vá para a rua. Pratique desobediencia civil, tenha um história para contar. Faça a diferença, seja a diferença. Essas manifestações (seja sobre qual questão for) que estão acontecendo não são as primeiras e nem serão as últimas. Reflita sobre o assunto. 

"Nunca foi por causa dos brioches, de um bosque, do Arqueduque Ferdinando, pelo chá ou pelos vinte centavos"

Um comentário:

  1. Parabéns Agatha!!!.. você é minha motivação... e o que esse suposto, famoso, "jornalista" desconhece é que o grande gerador de trabalho é exatamente a classe média e que onde fere um, reflete em todos.

    ResponderExcluir