quarta-feira, 5 de junho de 2013

O Sapato do Momento

Vocês já devem estar cansadas de lerem sobre isso, mas eu precisava dar a minha opinião sobre o assunto. Hoje vamos falar sobre os famosos creepers. 



Vamos lá. Para começar, para um sapato ser "considerado" um creepers, ele precisa parecer com esse da foto ai de cima. Com solado grosso, ondulações, arredondado ou pontudinho e de amarrar ou de fivela. Se não tiver essas características, é apenas um sapato com sola extra. Outra coisa legal de saber é o por que desse aspecto. Bom, na Segunda Guerra Mundial, os soldados que estavam no norte da Africa precisavam de calçados que fossem práticos e viáveis ao ambiente que estavam expostos. Por esse motivo, foi criado um sapato resistente, prático e confortável para eles usarem. Assim, os sapatos com sola reta e grossa, eram perfeitos para isso, já que deste modo conseguiam uma maior firmeza na pisada. 


Depois disso, nos anos 50, uma tipo de "tribo" inglesa formada por homens chamados de Teddy Boys aderiu a moda militar ao cotidiano. E assim, que a moda dos creepers se disseminou no mundo undergrund. Sempre visto nos pés de punks, o sapato se tornou mais famoso ainda quando bandas como Sex Pistols e The Clash começaram a usar também. 

The Clash

E tal moda permaneceu no mundo "alternativo" por muito tempo. Desde os anos 50 até 2012, só conhecia os creepers quem se interessava pelo assunto (ou quem tinha Tumblr e sempre via sapatos com solados altos na timeline). E agora você se pergunta: 

Ok, já entendi que creepers é um sapato punk. Mas como virou tão popular da noite pro dia?

Em 2012, a Chanel fez uma coleção toda inspirada na Maria Antonieta (para quem não sabe, foi uma das rainhas mais famosas da França) que foi exibida no próprio Palácio de Versalhes. E adivinha qual foi o sapato mais usado com os modelitos? Sim, os creepers! Depois da amostra da Chanel Resort 2013, o sapato que até há pouco tempo era considerado "feio para cara*", caiu nas graças dos fashionistas de plantão. 



Antes os sapatos que eram apenas encontrados (os originais) nas lojas da T.U.K ou da Undergrund em Camden Town, agora são facilmente achados nas lojas populares. E outra coisa, aparentemente, até mesmo a opinião das pessoas mudou! Antes os mesmo que falavam "que coisa horrível", "nunca vou usar isso", "que solado estranho", são os que eu vejo usando imitações baratas por ai hoje em dia. E diga-se de passagem, isso é ridículo. "Mudar" de gosto só porque está na moda é uma das coisas mais patéticas que alguém pode fazer. Mas vamos deixar essa discussão para outra hora haha.


Voltando ao assunto, eu, particularmente acho lindo (dependendo do modelo, lógico). Acho que a primeira vez que os vi, foi no Tumblr por meados de 2011. De primeira vista, eu fiquei meio "será que isso fica bom?" E depois de ficar horas no Lookbook, vendo foto atrás de foto de pessoas usando creepers, eu tive certeza que queria um. Ano passado, quando fui a Europa, fui decidida a comprar. Lembro que alguns dias antes da viagem, fiquei pesquisando na internet aonde comprar, lojas, preços etc etc etc. Quando cheguei a Londres, a primeira coisa que eu pedi para o meu pai foi "vamos a Camden Town, preciso comprar meu creepers!". E lá estava eu, toda feliz e contente com meu creepers preto da T.U.K no pé hahaha!




Minha cara de bunda (:

E pouco antes do Fashion Rio 2014, eu ganhei um creepers branco da Melissa que já desejava há um tempinho. Antes de calça-lo, eu fiquei pensando "deve ser desconfortável, deve deixar o pé suado" e eu tomei na cara. Além de ser ótimo para andar, não tem aquele aspecto de borracha. E é uma das melhores "ráplicas" que existem atualmente no mercado.

Minha cara de bunda outra vez rs


Paguei 90 Libras no meu creepers preto da T.U.K e o branco custa 149 reais, no próprio site da Melissa. 

Selecionei algumas inspirações para vocês, confiram: 






Lua P. usando






Com Shorts 











Com vestido










Com Calça 

Alyssa Lau linda de creepers









Com Saia






E ainda temos a Katy Linda Perry usando.


E a Hayley Williams no VMA 2008, antes de serem populares. 


Outra coisa legal de saber é que os creepers são encontrados em três tamanhos diferentes.




Agora vocês já sabem um pouquinho mais sobre os creepers que estão em febre. Eu já havia os citado aqui nesse post. Bom, é isso. Espero que tenham gostado. Um beijo, Agatha. 

PS: se você ainda não está participando do sorteio, clique aqui e saiba como participar. E prestem atenção se estão compartilhando a foto no modo público

4 comentários:

  1. Acho estiloso e bonito em alguns casos, mas acho que não usaria, arrisco a dizer que eu não tenho "estilo" suficiente para usar em calçado desses.

    Comentário aleatório: Olivia Harrison você não come ? Bom... provavelmente não. Haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já cheguei a conclusão que a Olivia não come e ponto final hahaha inveja eterna da magreza dela ):

      Excluir
  2. A Olivia é perfeita né haha Adoro seu blog, é lindo! Parabéns <3 Amo creepers, mas só tenho um, infelizmente :( Queria ter muuuuitos. Ás vezes me sinto meio estranha? Tu não? haha

    fashionforwho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes quando saio com eles parece que todo mundo ta olhando pra mim hahaha mas e daí né?

      Excluir